Da beleza


   Amanda,

  Você nasceu linda. Quando era bebê, as pessoas apontavam pra você, ou viravam a cabeça pra te olhar. Ainda hoje, a primeira coisa que te dizem ou a seu respeito, é sobre sua beleza. E os comentários dirigidos a mim sempre são: " Nossa, já levou ela numa agência?" "Ela podia ser modelo!" " Tá perdendo dinheiro com essa menina."
  Eu sei que as pessoas não fazem por mal e nem pensam muito sobre o que estão dizendo, mas me incomoda um pouco. E me deixa também preocupada. Primeiro, porque  quero que saiba que jamais pensei em você como fonte de renda. E segundo, receio até que ponto te afetaria as observações tão superficiais sobre o que você é e o que pode fazer. Não esqueço que, quando você saiu da creche e mudou de escola, eu perguntei: "- Como foi seu dia na nova escola?" Você respondeu: "- Foi ótimo, todo mundo já me acha linda!"
   Filha, óbvio que ser bela é bom. Óbvio que se sentir bonita e de bem com sua aparência é essencial. Mas lembre-se que você não se resume a isso, e nem de longe é sua melhor qualidade. Não dê valor extasiado a algo que somente é superfície. 
 Você é uma menina muito doce, sensível, honesta, carinhosa, amiga, prestativa ,companheira, educada, zelosa, responsável, madura, independente, inteligente. Você é uma ótima leitora, cuidadora de gatos de rua, filha, sobrinha, prima, neta, bisneta e principalmente irmã. Toda vez que te vejo cuidando da sua irmã com tanto carinho e amor, meu coração transborda de alegria, e se isso é possível, te amo ainda mais.
 Quando vejo o cuidado que você tem com qualquer pessoa que precise de você, eu te amo ainda mais. Quando você me dá grandes lições de vida e esperança de um mundo melhor, eu te amo ainda mais. Quando você cuida de mim, no alto dos seus 9 anos, eu te amo ainda mais. Quando percebo, que desde tão nova, você já possui suas próprias dores, e é honesta ao senti-las e no modo como lida com elas, eu te amo ainda mais.  Não digo que você não tem defeitos. Não digo que você é perfeita. Nem tente ser. É sufocador demais. 
  Porém, quero que saiba quem você é, e seu valor. Não permita que te definam somente pelo exterior. Agradeça os elogios, mas não se perca neles. E não permita a si mesmo, acreditar que somente sendo bela, você conquistará seu lugar no mundo. Mostre a quem se detém a somente observar o que você é por fora, que você também tem sonhos, que gosta de animais, que pensa em ser arquiteta, que é inteligente o suficiente pra inclusive perceber ironias (juro, não é para todos).
  Tenha orgulho de suas lutas, e deseje ser lembrada por suas conquistas. Não apenas pela cor dos seus olhos (que desde os 3 anos, não aguenta mais ter que explicar sua árvore genealógica, pra justificar tê-los. Adoro quando você bufa com essa pergunta que as pessoas insistem em continuar fazendo). Deseje ser lembrada por sua bondade, por seu bom-senso, pela sua interessante personalidade.
  Dizem que nós refletimos por fora, o que somos por dentro. Acho que isso é injusto com você. Acho que sua beleza interior é tão grandiosa, que nossos ordinários olhos não estão preparados pra ver. Continue assim, e eu continuarei te amando ainda mais. Se é que isso é possível!
  
                         Mamãe.
 




Comentários