Da magia das fotografias

( Carta escrita em 12/01/2015)


Amanda,

Chego à conclusão que fotografias são feitas de magia. Elas capturam partículas de tempo e congelam. Assim, podemos voltar àquele momento sempre que a saudade bater. Só que não é só isso. Elas também guardam emoções. Emoções únicas, mas atemporais. Porque com fotografias podemos revivê-las em qualquer época. Filha, as fotografias são mais que pedaços de papel ( e hoje em dia, imagens no computador ou celular). Elas são caixas mágicas encantadas ( e que nem se parecem com caixas) que guardam além de partícula de tempo e as emoções, lembranças. Às vezes lembranças do que você nem lembra. E guardam também identidade e a linha da nossa vida. Guardam sorrisos e guardam amor. Guardam sentimentos.
Elas unem o ontem com o hoje e nos fazem lembrar que o tempo é implacável e que ele voa! Passa rápido demais.
Hoje abri várias caixas mágicas da sua vida e percebi que ontem você nascia. Ontem ainda nos conhecemos na maternidade. Ontem mesmo eu aprendi a te alimentar, a trocar suas fraldas e ontem mesmo, eu virei mãe. Filha, ontem ainda você rabiscava na parede e hoje você escreve diários. Ontem ainda seu biso mandava eu te dar água de janeiro para que você falasse suas primeiras palavras e hoje você já compreende o significado de muitas delas.
Nas fotografias enxergamos as mudanças. Sabia que a olho nú não dá pra enxergar? No dia-a-dia não dá pra ver. Não dá pra ver quando você deixou de ser bebê. Não dá pra ver quando você ficou tão independente e tão madura. Não dá nem pra ver quando seu olho deixou de ser azul e ficou verde.
Eu te disse: fotografias tem magia!



Comentários