Das dores


  Amanda,

   Ao longo da vida você vai se machucar. Algumas vezes de leve, tipo corte de papel, ou um raladinho de nada.  Outras vezes, vai causar uma grande ferida. Algumas são tão profundas, que nunca fecham, na verdade. Basta um arranhão no mesmo lugar, pra abri-la novamente e voltar a sangrar e doer. São dores latentes. Dessas que mudam a gente. Ou então, nós mesmas, no auge da nossa teimosia insana, mexemos na ferida, até que tiramos toda a casquinha e a expomos outra vez.
  Infelizmente, minha filha, eu sei que você já tem sua própria cota de arranhados e feridas não cicatrizadas. E eu não pude e não posso impedir. Toda vez que doer em você, doerá em mim também. Quem dera que os band-aids mágicos da infância funcionassem para sempre e em toda ocasião.
  Porém, não se preocupe! Estarei sempre pronta com meu kit de primeiros socorros e curativos para cada ferimento de batalha que a vida lhe impuser. Não hesite em procurar abrigo no calor do meu abraço, acolhimento no meu colo e compreensão no meu amor. No entanto, existem feridas que só o tempo cura. E para outras, somente outro amor. Neste caso, conte com meu ombro pra chorar. Tomo junto com você o sorvete ouvindo as músicas de fundo de poço, e se precisar, até te empresto minhas séries de fuga momentânea do mundo, até que tudo volte a melhorar.
  Amanda, até mesmo a pior dor, tem seu lado positivo. Ela serve pra sabermos que estamos vivas. As cicatrizes servem para nos lembrar que somos sobreviventes, guerreiras. Deixe que o sofrimento te mude, mas não a ponto de te tornar amarga ou cínica. Aprenda com ele a ser uma pessoa melhor e o utilize como a imensurável ferramenta de autoconhecimento que é.
  Saiba, que apesar de ficarmos dormentes eventualmente, não existe dor insuportável e nem obstáculo intransponível. É sempre possível seguir em frente. Tudo é uma questão de escolha. Escolha viver sempre. Apesar de cada tropeço e joelho ralado. Além de cada tombo e "quebrada de cara".

    Com amor e sinceridade,

               da sua mãe e enfermeira.





Comentários