Dos adultos


           Andressa,

  Ontem você me perguntou: " mãe, como você, de bebê, virou adulta?". Filha, a resposta que te dei foi simples: eu cresci. Mas esqueci de te dizer como crescer é complicado. E nem sempre a gente se dá conta que está crescendo. Quando vemos, o tempo passou e coisas ficaram pra trás. Às vezes algum acontecimento me traz de volta à realidade: meus amigos estão casando, tendo filhos, fazendo 30 anos ( tá bom, eu também), você e sua irmã estão quase adolescentes (mães exageram- direito nosso, dá licença?!) .
  Esses dias você também me disse que queria ser adulta logo. Eu sei que esse pensamento é comum quando somos crianças. Eu também pensava assim. Mas meu amor, ser adulto é superestimado! Adultos complicam e estragam tudo! Adultos sucks!
  Quando a gente é criança, pensa que adulto sabe tudo. Primeira coisa que vou logo te contar: não sabemos de coisa nenhuma!!! A gente sente dúvidas tooodo o tempo! E culpa. E medo. Isso mesmo, adultos sentem medo! Pavor! Pânico! De que? De tudo! E mais um pouco. Mas a gente finge para as crianças. A gente finge que não sente nada. Aliás, a gente finge para os outros adultos também. Porque eu não sei em que momento decidimos, ou onde estava escrito, que "sentir" é uma fraqueza. Demonstrar sentimentos é como se você fosse besta. Chorar então...
  Antes que você me pergunte,sim, nós choramos. Pra caramba. Por quê? Porque a gente não sabe de nada, porque a gente tem medo, porque a gente sente coisas que (achamos) que não podemos demonstrar. Porque a gente finge que tá tudo bem. Tá tuuuudo bem, a gente vive repetindo. Até para nós mesmo. Porque adultos vivem em negação.
 Adultos tem sérias dificuldades em respeitar opiniões e escolhas de outras pessoas. É como se sua amiguinha que gosta de rosa, achasse que só quem gosta de rosa está certo. E vai ser uma chata toda vez que você disser que sua cor preferida é azul.Agora imagina, se todo mundo só gostasse da mesma cor, ou do mesmo brinquedo? A vida não seria sem graça? Então, Dessa, seja uma adulta diferente. Respeite a escolha do próximo, mesmo que não concorde. Mesmo que você não entenda. Cada um sabe da sua bagagem e cada um será responsável por ela. Não julgue o peso que não está carregando.
  Filha, sabe o que mais desaprendemos quando a gente cresce? A pedir desculpas. É péssimo, vou logo te falando! Não faça isso! Peça desculpas sempre que estiver errada, sem medo.
Ah! Também continue fazendo amigos como faz agora. Sem se importar com a idade, com o que eles tem, onde moram,etc. Continue simplesmente sendo amiga, sem esperar nada em troca. E quando você e algum amigo(a) tiverem um dia ruim e se desentenderem, faça como faz aos 5 anos: perdoe, esqueça e no dia seguinte estará tudo na mais perfeita ordem. Simples assim. Adultos tem o péssimo hábito de cultivar mágoas.
  Seja uma adulta diferente: continue dizendo o que sente. Diga que está triste, se estiver triste. Diga que está com medo. Diga que está feliz. E nunca, NUNCA, esqueça de dizer que ama, se realmente amar. Já te disse e repito: o tempo passa rápido demais e de repente o "momento certo" fica pra trás. Ou a pessoa. E tudo que fica são palavras não ditas e um grande "SE",tipo a música do Djavan.
  Se você quebrar a cara (sinto muito, isso vai acontecer com mais frequência do que eu queria e mais do que você imagina), tudo bem também. A gente aprende muito mais através dos nossos erros, sabia?! Não tenha tanto medo de errar. Tenha medo de ficar paralisada pelo confortável e supostamente seguro e estável, e por isso, não dar grandes passos na vida.
  Tente entrar em sintonia com o ritmo da sua caminhada: quando tiver que andar devagar, vá sem pressa. Quando sentir que a hora da marcha atlética se aproxima, esteja preparada e vá em frente. E quando precisar dar saltos, pule! 
  Pule, mesmo que pra isso tenha que fechar os olhos e confiar. Isso significa ter fé. Fé é muito importante, porque não esqueça: não sabemos de nada! A vida eventualmente nos exige saltos de fé e às cegas. Caminhar no escuro não é evento tão raro assim. Porém se você tem fé em você mesma e no seu caminho, a luz no fim do túnel não tarda a chegar.
  E se tudo der errado, mudar de idéia é super ok! Combinado? Mude de idéia, porque quem não muda e se transforma é porque não tá aprendendo nada. E lembra? Não tenha medo de errar. Mas se tiver, pode falar! Tá liberado! Seja uma adulta diferente!

     Com saudade de ser criança,

                        Mamãe.







Comentários