Dos sonhos

(Carta escrita em 10 de dezembro de 2014)

Filhas,

 Hoje assisti algumas palestras sobre feminismo,educação e direito das mulheres. E não sei se estou em dias mais sensíveis, mas fiquei muito emocionada e pensativa sobre várias questões.Fiquei pensando nas diversas mulheres que correram riscos e lutaram guerras literalmente para terem educação. E me sinto uma desistente e fraca em relação ao meu desejo de me formar.
 Sabe,esse é meu objetivo desde que me reconheço. Vocês devem saber ou saberão um dia. E não ter conseguido realizar até agora, dói muito dentro de mim. Como fuga, procuro não pensar muito sobre o assunto, mas é uma pendência no meu coração.
 Filhas, nunca foi culpa de vocês. Em alguns momentos culpo a vida,( porque a culpa sempre tem que ser de alguém/algo, e antes ele do que eu né?!), mas querem saber a verdade? Essa responsabilidade é toda minha.
Óbvio que a maternidade não tornou mais fácil,mas nunca foi o impedimento. E quando as coisas ficavam muito difíceis, eu tomava a decisão de largar tudo, eu escolhia deixar meus sonhos de lado.
A última vez que fiz essa escolha,filhas,foi a vez que mais me arrependi. Porque dei ouvidos a pessoas que disseram que eu não conseguiria. Eu acreditei nisso, e eu não deveria ter me permitido.
 Amanda e Andressa, existirão inúmeros momentos na vida em que as pessoas lhe dirão o que fazer, como devem se comportar e o mais absurdo de tudo: vão te dizer que vocês não conseguirão!
Não permitam! Não se permitam acreditar no que estão dizendo. Não autorizem que pessoas que não estão caminhando com os seu pés, ditem quais dos seus sonhos devem morrer.
Amores, precisei de algumas lágrimas para perceber e dizer o que lhes digo agora: tudo tem seu tempo e não precisamos viver a vida cronometrada que nos impõem. Vivam na ordem que lhes fizer feliz,ou confortável,ou em paz.
  Eu estou acertando meus passos e meu ritmo e aderi ao lema: "devagar se vai ao longe". Porque escolhi que vocês caminhem ao meu lado, e nada tem me feito mais feliz,mais realizada e mais mulher.Quando finalmente chegarmos ao nosso destino, o gostinho da vitória será absurdamente sensacional!
 
            Com muito amor e paciência,

            Mamãe.



Comentários