Das dores do crescer


Amanda,

  Esses dias estávamos conversando sobre as dores do crescer. Tem sido difícil para você, eu sei, perceber que com a idade, vem responsabilidades. E que responsabilidades se acumulam, normalmente.
  À medida que amadurecemos, entendemos que nossas escolhas geram resultados. Esse marco pra você se deu, quando essa semana, você recebeu as primeiras notas quantitativas da sua vida. Não foram notas ruins, mas elas não eram o que você esperava. Te tirou da sua zona de conforto, te fez questionar a si mesma, as causas das consequências. E encontrou também dentro de ti, os problemas e as soluções.
  Sabe, como toda criança e ser humano, você tem aquelas matérias preferidas. Aquelas que tem mais habilidade,facilidade. Outras, no entanto, exigem de você um trabalho mais duro. Para sua grande surpresa, nessas provas, a maior nota foi naquela disciplina que tem mais "dificuldade". E as menores, foram justamente naquelas que você se sente confiante e segura. 
E aí foi um susto! "-  O que aconteceu?", você se perguntou.

   Filha, tiramos algumas lições disso tudo:

1) Mesmo aquilo que parece difícil e cheio de obstáculos, pode ser conquistado e vencido através de dedicação, esforço e vontade. Muitas vezes, as barreiras são postas por nós mesmos. 

2) Mesmo aquilo que gostamos, temos facilidade e dom, precisam do nosso esforço, do nosso suor e de atenção. Como podemos permitir que nossas paixões sejam postas de lado?

  Hoje, eu, seu pai, seus professores e muitas pessoas ao seu redor, já esperamos inúmeras coisas de você. É inevitável! E eu sei, que isso é assustador. Só uma observação: não viva para se encaixar nas expectativas alheias. Alcançar as próprias já é desafio o suficiente.
  Dito isto, espero que um dia entenda, que crescer na maior parte do tempo é uma droga, mas também nos traz grandes oportunidades: de ser cada dia melhor, de adquirir ferramentas que nos ajudarão a conquistar nossos sonhos. E de auto-conhecimento. E essa é a melhor de todas!

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum"- frase do Templo de Delfos na Grécia. 

Crescendo contigo,

                          Mamãe.




               


Comentários