Do amor incondicional

Rio de janeiro, 15 de maio de 2015.

Filhas,

Hoje quero lhes falar sobre amor. Não sobre aqueles que todos dizem ou pensam sentir, mas nada mais é que afeto egoísta. Daqueles que vem acompanhado de posse, cobranças e ressentimentos. Não daqueles que vocês depositarão todas suas chances de felicidade. Não daqueles que um dia acabam.
Quero lhes falar sobre o amor incondicional.
Acho a expressão auto-explicativa. IN-CONDICIONAL: aquilo que que não precisa de condições para existir. Parece simples, mas não é. Nem um pouco.

Primeiro ponto: temos a mania besta de achar explicação pra tudo. Tudo tem que ter resposta. Tudo tem que ter um porquê. Tudo tem que ter razão.
Se um dia lhes fizerem a pergunta " por que você ama?" e a resposta na ponta da língua vier, sinto muito, vocês não amam incondicionalmente.
Você ama porque ama.
Ama porque sim.
Ama a despeito de.
Ama apesar de.
Ama acima de.
Ama.

Segundo ponto: Amar verdadeiramente exige muita coragem. Coragem de não ser compreendida. Coragem de ser altruísta. Coragem de ser livre. E também de dar liberdade. Porque amor não pode ser nunca preso em gaiola. Amor é pra ser sentido e espalhado. Amor é pra dar. Mesmo sem receber.
E quem disse que é fácil se doar assim? Quem disse que não dá medo?  Quem disse que quando o amor voa pra longe não dói?

Porém, filhas, não existe nada mais gratificante do que dar amor. Nada causa mais festa no coração do que a felicidade dos que amamos verdadeiramente. Nada causa mais alegria do que um sorriso do ser amado.

Terceiro ponto: Não encontramos a felicidade em outra pessoa. Isso é muito peso e responsabilidade pra quem quer que seja. Não coloque nas mãos dos seu filhos, pais, amigos, relacionamentos, o que só pode ser conquistado por nós mesmos. Ninguém é capaz de preencher o que lhes falta, ou de ser outra metade. Sejam inteiras e completas e quando sentirem-se transbordando...amem.

Amando (sempre) vocês ( porque sim!),

         Mamãe.





Comentários