Do dia das mães ( parte 1) : ser mãe.


Amanda e Andressa,

Ser mãe. Ser mãe é a coisa mais agridoce que existe. O maior desafio de uma vida.
Ser mãe é receber a notícia inesperada de gravidez e perceber, que a partir daquele momento, seu mundo será virado de ponta-cabeça.
Ser mãe é começar uma vida de abnegação, a começar pelo seu corpo, que você passa a compartilhar com outro ser. E todas suas necessidades vem em segundo plano. O que importa se você tem sono,mas seu bebê te chuta a noite inteira?
Ser mãe é amar alguém que você nunca viu, mas parece que conhece mais que qualquer outra pessoa.
Ser mãe, é ficar apavorada, desesperada, diante da possibilidade de não ser mais mãe.
Ser mãe é sentir muita ansiedade pra ter seu bebê no colo, sentir uma emoção inédita e indescritível no momento que ele nasce.
Amar tanto, tanto, como nunca imaginou,alguém que tem cara de joelho. E pra você é o joelho mais lindo do mundo!
Ser mãe é ter o privilégio de amamentar. E enquanto seu neném mama, você não consegue parar de admirar, de mexer nos dedinhos, de fazer um carinho, de sentir seu cheirinho.
Ser mãe é ficar louca. Louca de cansaço, de sono, de dor, de fome, de vontade de tomar banho e ir ao banheiro com privacidade. Aliás, acho que já bati o recorde de banho mais rápido do mundo.Ser mãe é se sentir culpada, porque pingou o molho da sua macarronada na sua filha, já que ela estava no seu colo enquanto você comia.
Ser mãe é ter o coração apertado por cada catarro escorrendo, o coração na boca a cada tombo ( e testas abertas) e o coração na mão, quando sua filha tá tão doente, que precisa ser internada.
Ser mãe é passar vários fins de semana no pronto socorro. É saber só de olhar quando a febre tá chegando. É ter quase uma farmácia em casa.
Ser mãe é ter a roupa cagada, cheirar a leite, ter parede rabiscada, comida fria, nenhum espaço na cama, casa desarrumada ( tá bom, não é só culpa delas, mas só mães tem brinquedos até no banheiro) e não ter direito nenhum à TV.
Ser mãe é ser quase impossível falar ao telefone, intercalando a conversa com as expressões: "solta isso", "não vá aí ","larga a gata"," tira da boca ".
Ser mãe é se emocionar a cada sílaba balbuciada, cada sorriso sem dente, cada passinho desengonçado, em todas as festinhas da escola, mesmo que a pentelha chore todo o tempo.
Ser mãe é olhar a filha dormir e checar se ela tá respirando.
Ser mãe é se oferecer pra sentir dor.
Ser mãe é ter orgulho o tempo todo. Por cada etapa vencida, cada palhaçada feita, cada letra escrita e cada coisa aprendida.
Ser mãe é ouvir o "eu te amo" mais sincero e puro, se ver no brilho dos olhos delas, amar ouvir "mamãe", mesmo quando dita 60 milhões de vezes ao dia.
Ser mãe é coisa de tempo integral e pra vida toda. Puta responsabilidade.
Ser mãe é tão complexo, que mesmo dizendo tudo isso, não dá pra definir. E tem muitas coisas ainda que não sei sobre ser mãe. Me ensinem.
Mas de tudo que sei até agora, o que importa é que vocês são tudo que tenho e tudo que sou. O que melhor podia ter me acontecido.
Então, obrigada por serem minhas filhas. Obrigada por me fazerem mãe.

Quando finalmente nos conhecemos - Amanda.

Quando finalmente nos conhecemos - Andressa.

Comentários